terça-feira, 26 de junho de 2012


Alessandro Atanes, para o Porto Literário

Há algumas semanas, pude ouvir por duas noites José Manuel Barrios dizer sua poesia. Conheci o poeta de 29 anos em Montevidéu, em 9 de maio, no Centro Cultural de Espanha, durante o lançamento de seu livro Yoga. No dia seguinte, voltei e vê-lo no La Ronda, bar com uma cabine dividida entre poetas, DJs e locutores. Nas duas ocasiões, uma leitura performática, nas quais se intromete o verso mântrico “ven a vivir debajo del agua” (venha viver debaixo da água), do próprio livro.

No vídeo, feito com telefone celular, um trecho da leitura de Barrios no La Ronda


Tradução
Yoga, como é dito na primeira linha da apresentação de Mara Pastor, “é o primeiro volume de uma saga de cinco livros intitulada Telos/Virga” (Telos/Virga é também o nome de seu blog). Publicado em setembro de 2011, o livro foi lançado por uma editora da Cidade do México, Projeto Literal.

O universo mitológico que é a matéria-prima da prosa poética do autor está entre as lacunas de formação deste ensaísta, então as traduções do conteúdo do livro serão apresentadas neste espaço bem aos poucos, mas podemos começar por uns parágrafos sobre a escrita e a literatura que fazem parte da seção Aqui começa auspiciosamente a primeira parte desta obra:

§ 259.
Para ler é necessária uma terceira via no desenvolvimento da paisagem. Chamaremos este pacto de autor.
§ 260.
Sim é possível que a vida esteja escrita, então a possibilidade de escrever o passado é a batalha de um sonho-desperto, ou sonho-lúcido.

§261.

O único passado que se confunde com o sonho é aquele que não foi escrito.O escritor escreve seu futuro porque seu destino é morrer no mistério de qual foi sua vida.

§262.

O escritor está alheio à literatura na medida em que a constitui mas não a integra.

§263.

A literatura é a promessa de que um livro viva às expensas do homem que o sonhou, escrever é construir a morte, já que o autor nasce depois do escritor, e sua verdadeira vida começa quando o escritor morre.


Epílogo
O lançamento do livro no Centro Cultural de Espanha fez parte da Gira Pisco Sour, projeto da editora mexicana para uma série de lançamentos e leituras realizadas no Uruguai (Barrios e Alex Piperno), Peru (Rodolfo Hinostroza, José Córdova e Jorge Sálazar), Argentina (Barrios, Piperno, Tamara Kamenszain e María Eugenia López) e Chile (Soledad Fariña, Paula Llabaca, Daniel Rojas Pachas, Héctor Hernández Montecinos, Elizabeth Neira e Enrique Winter).

Referência:
José Manuel Barrios. Yoga. Coleção Limón Partido. México DF (México): Proyecto Literal, 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.