quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Márcia Costa

Já há alguns anos seu traço percorre o país e o mundo. Ela já teve seu trabalho publicado no Illustration Now!2, reunião de 150 ilustradores do mundo todo editada pela Editora Taschen - a “bíblia dos ilustradores” - e em várias revistas brasileiras, além de sites. Conheça um pouco de Nice Lopes, esta talentosa artista que vive em Santos com as antenas ligadas no universo de gente como Edgard Alan Poe, Tim Burton e muito mais....



Autorretrato quando infanta e o sonho de se tornar uma acordeonista
do Grande Circo de México ou a menina banguela, Nossa Senhora de
Guadalupe e o acordeom

Desde quando você desenha? Conte um pouco da sua trajetória.
Comecei a desenhar ainda criança. Adorava desenhar nos cadernos de escola e minha mãe foi minha grande incentivadora. Quase todas as tardes eu corria pra casa de uma vizinha ver o filho dela desenhar e ele desenhava muito bem. Eu sempre imaginava: um dia vou desenhar como o Dedeco (esse era o apelido do vizinho desenhista – porque o nome dele eu nunca soube, rs...). Me formei em Publicidade e Propaganda e, confesso, fiquei um pouco parada. Mas, depois que vi uma exposição sobre o onírico mundo das fadas, o desejo de desenhar foi reacendido e não parei mais.

Onde aperfeiçoou sua técnica? Fez que cursos?
Sou autodidata e costumo dizer que quanto mais você desenha, mais vai aperfeiçoando seu traço...fiz alguns cursos de curta duração de desenho de observação, pintura digital e workshops de criatividade.

Quais são suas referências?
Edgar Allan Poe e o próprio Tim Burton sempre foram influências marcantes em minha vida. Lembro-me que, aos 10 anos, tive a oportunidade de ler a biografia de Edgar Allan Poe, por culpa do meu pai que havia recém-adquirido uma dessas enciclopédias vendidas de porta em porta. Ao ler a história de vida de Poe, deparei-me com um homem melancólico, especial e incompreendido, como eu, naquela tenra idade, e me senti profundamente tocada. Na adolescência “conheci” Edward – Mãos de Tesoura, meu primeiro contato com a obra de Tim Burton. E foi paixão à primeira vista! De lá pra cá, procuro sempre acompanhar as obras de Tim. Gosto muito também do estilo sombrio do artista norte-americano Mark Ryden e do francês Benjamin Lacombe. Mas sou muito “influenciável’, rs... e tudo pode servir de inspiração: uma reportagem, a leitura de um livro, uma exposição de arte, uma música diferente, a aparição de um inseto multicolorido, enfim...tudo vai para meu caldeirão de influências, rs...

Você também trabalha como servidora pública. Como encontra tempo para produzir as ilustrações?
Pois é, rs...quando a gente gosta de alguma coisa, sempre arranja tempo, não é? Embora queira produzir muito mais do que produzo atualmente, tento conciliar o trabalho como servidora pública com minha paixão que é a ilustração!

Onde suas ilustrações vêem sendo publicadas?
Em 2007 tive meu trabalho publicado no Illustration Now!2, editado pela Editora Taschen e que é a “bíblia dos ilustradores”- uma reunião de 150 ilustradores do mundo todo. Já ilustrei para a Revista Riachuelo, para Revista Claudia, para Editora Livre – pocket magazine Outubro Rosa. Já desenvolvi ilustrações para estamparia da grife Bicho Comeu. Ilustrei o livro A Nuvem Vermelha da minha grande amiga Mô Amorim. O livro foi lançado este ano na Bienal do Livro pela Editora Adonis. O site Urban Arts comercializa meus trabalhos em forma de posters.

Qual a influência da internet na divulgação do seu trabalho?
A maioria dos meus contatos surgiu pela internet, através do blog (http://nicelopes.blogspot.com). A internet tem me ajudado bastante na exposição do meu trabalho. Foi por intermédio dela consegui a maioria dos meu clientes. É muito bacana também perceber que a internet democratizou o acesso das pessoas às obras de vários artistas. Pra mim funciona como uma galeria. Nesse processo, até as redes sociais como o twitter podem ajudar muito.

Em que projetos vem trabalhando recentemente?
Acabei de finalizar as ilustrações para o livro Os Segredos de Pselda, de Suzana Leal, editado pelo Editora Réptil e que vai ser lançado ainda este ano. Foi um projeto totalmente diferente do que fiz até agora. É um livro, digamos, de auto-ajuda erótico para mulheres, rs... Foi muito divertido! Outro trabalho foi uma ilustração para o blog de uma personal stylist e com um projeto autoral ainda em fase de criação, rs...

A seguir, confira trabalhos que Nice curtiu fazer ao longo de sua carreira:

Ciclo das Vinhas – trabalho desenvolvido para a escola de vinhos Ciclo das Vinhas da sommeliér Alexandra Corvo.



Alice – ilustração desenvolvida o calendário pessoal de Nice no ano 2010.



Virgem – uma das ilustrações que desenvolveu para o Horóscopo da Lua da Revista Claudia.


Edward – ilustração desenvolvida para a exposição Retratos na 1ª Mostra de Arte Contemporânea Caiçara.

3 comentários:

  1. Sem palavras pra dizer o quanto estou feliz em 'aparecer' por aqui, rs...Obrigada, Márcia!
    Besos!

    ResponderExcluir
  2. Já sou fã da Nice!
    Lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Por que será que os grandes artistas não são reconhecidos em vida?

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.