quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Livio close clarone

A rapsódia de sons & imagens realizada a partir do romance proletário Parque Industrial (1933) de Mara Lobo, um dos pseudônimos de Patrícia Galvão, a Pagu, chega a Santos. Trata-se do espetáculo Admirável Parque Industrial, com vídeo e música, criado pelo compositor Livio Tragtenberg, onde imagens em profusão e em ritmo alucinante são contrapostas a grafismos a partir de desenhos e imagens do romance. Antes da apresentação haverá um bate-papo sobre a produção cultural de Pagu. O evento ocorre no dia 21 (sábado), às 20h, no Teatro do Sesc, e tem entrada gratuita.

Lívio vai falar dos estudos que realizou sobre Pagu para a concepção da obra, abordando sua fase como militante política, escritora estreante e musa da Antropofagia; enquanto a jornalista e pesquisadora Márcia Costa, que finaliza o livro De Pagu a Patrícia, abordará a atuação cultural e jornalística de Patrícia na Santos dos anos 50. A conversa poderá desvelar o quanto de Pagu ainda permaneceu em Patrícia nos seus últimos anos de vida.

Sobre o espetáculo Admirável Parque Industrial
O romance Parque Industrial retrata a condição do proletariado urbano na cidade de São Paulo no início do século 20 através de personagens marcantes como Rosinha Lituana, utilizando uma linguagem ágil, cinematográfica. Tomando como ponto de partida o romance, o cineasta Roberto Moreira e Georgia Costa criaram um vídeo de 60 minutos onde a São Paulo de hoje conversa com situações descritas no romance.

Nesta experiência sensorial o vídeo é a própria iluminação do espetáculo. A música, criada por Livio Tragtenberg, incorpora vozes e trechos do romance. Ele toca ao vivo diversos instrumentos como saxofone, clarone, guitarra e sanfona.

Sobre Livio Tragtenberg
Compositor experimental e saxofonista, escreve música para teatro, vídeo, cinema e instalações sonoras. Seu catálogo inclui várias obras instrumentais, sinfônicas, eletroacústicas e também ópera. Em 1987 ganhou o Prêmio Vitae pela composição da ópera Inferno de Wall Street. Em 1991 ganhou uma bolsa da Fundação Guggenheim pela composição da ópera Tatuturema. Gravou vários discos, destacando-se Temperamental, feito em parceria com Wilson Sukorski e Décio Pignatari, Othello e Anjos Negros, Pasolini Suite, Coleção de Novas Danças Brasileiras, entre outros. Tem realizado apresentações no Brasil e no exterior. É autor dos livros Artigos Musicais, Editora Perspectiva, Contraponto, publicado pela EDUSP e Música de Cena, publicado pela Editora Perspectiva. Desde 1995 colabora com o coreógrafo Johann Kresnik em produções de teatro-dança na Alemanha. Criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo e a Nervous City Orchestra em Miami, USA. Criou a Blind Sound Orchestra com músicos cegos tocando filmes mudos. Foi professor de composição musical no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na ULM e PUC-SP.

Confira a obra de Lívio em:

www.myspace.com/liviotragtenberg
www.myspace.com/livioeventos
http://neuropolis-livio.blogspot.com
www.myspace.com/orquestrademusicosdasruas
www.myspace.com/blindsoundorchestra
www.myspace.com/somdomeiofio
www.myspace.com/strassemusik

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.